Carimbó Modelo

Em 1993, junto um pequeno grupo de amigos e acompanhado de se filho mais velho, o Sr. José Pinheiro (Zeca Lima), teve a iniciativa de formar um conjunto de carimbó em Castanhal, já que não se tinha registro de nenhuma formação semelhante na cidade. O grupo, composto por seis pessoas, iniciou suas apresentações e com o fortalecimento do conjunto, o grupo passou a ser conhecido como Conjunto de Carimbó Modelo de Castanhal, em homenagem ao município, que tinha o título de Cidade Modelo.

SEJA BEM VINDO!!!

Contatos:Email / Orkut / Tel : conjuntodecarimbomodelo@gmail.com / Conjunto Modelo - (91) 3721-6510

sábado, 22 de agosto de 2009

I FERCITEC

A 1a edição da Feira Regional de Ciência e Tecnologia do Nordeste Paraense tem por principal objetivo mostrar a produção dos projetos participantes dos programas: Protagonismo Juvenil (SEDUC), Pará Faz Ciência na Escola - PPCE (SEDUC/SEDECT/FAPESPA) e Pibic Jr (SEDUC/SEDECT/FAPESPA). Foi realizada no SESC/CASTANHAL-PARÁ - 19 a 21 de Agosto de 2009.
Sendo que no dia 20 aconteceu a noite cultural na Praça da Matriz de São José com a presença de vária atrações, dentre elas a participação do Conjunto de Carimbó Modelo













Governo leva Circuito Cultural Paraense à Curuça



A iniciativa já percorreu outras seis regiões de integração levando musica, dança, teatro, cinema, literatura e artes plásticas à população.
Desde 2008, o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e órgãos de cultura vinculados, leva o projeto do Circuito Cultural Paraense para as diversas regiões do Pará, onde os municípios da região apresentam o melhor da música, teatro, dança, cinema e artes plásticas, combinando atrações consagradas com talentos regionais.
Nesse sentido, a variada programação do Circuito já atraiu mais de 300 mil pessoas, em todo o Estado. Agora, o projeto desembarca na região do Guamá, nordeste do Estado, reunindo o melhor da cultura dos 18 municípios que fazem parte daquela região de integração. A sede da ação será em Curuçá, em uma parceria com a Prefeitura daquele município. O Circuito Cultural Paraense é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), com apoio da Prefeitura de Curuçá, e faz parte da programação “Verão 2009”, do Governo do Estado do Pará.
O Circuito Cultural Paraense inicia no dia 20 e prossegue até 26 de julho com várias ações no Bosque da Igualdade e na Escola Municipal Gonçalo Ferreira no centro da cidade. O Carimbó, ritmo tradicional da região e toda a diversidade cultural formada por negros remanescentes de quilombos e outros povos tradicionais, como é o caso de ribeirinhos, são o ponto alto da versão nordestina do circuito.
A programação cultural começa segunda-feira, dia 20, às 8h, com o início das oficinas de geração de emprego e renda e capacitação, entre elas Inclusão digital, que acontecem no município até sexta-feira, 24, quando é apresentado à noite no palco principal o resultado das oficinas.
Os municípios participantes dessa edição são Curuçá, Vigia, Maracanã, São Caetano de Odivelas, São Miguel do Guamá, Marapanim e São Domingos do Capim, Igarapé-Açu, Santa Isabel do Pará, Castanhal, Inhangapi e São Francisco do Pará, Santa Maria do Pará, Colares, Santo Antonio do Tauá, Magalhães Barata, Terra Alta e São João da Ponta.
Segundo o Secretário de Cultura, Edilson Moura, o Circuito surgiu da demanda da Conferência Estadual de Cultura, para contemplar movimentos sociais ligados à cultura, nas ações de governo. “Não se pode conceber o fortalecimento ou o estabelecimento de movimentos sociais ligados a cultura popular sem refletirmos sobre informações históricas, símbolos, traços étnicos e religiosos, sínteses resultantes de nossa formação social”, Afirma. “De certa forma, esses fatores são relacionados a cadeia produtiva da economia, pois política cultural com ações que não resultem em geração de renda para os produtores culturais está fadada ao fracasso”.
Assim, com o Circuito, o Governo do Estado do Pará iniciou a implantação de uma política cultural direcionada para o conjunto dos municípios paraenses e não apenas para a capital do Estado. De acordo com Edilson Moura, o Circuito Cultural proporciona, além da mostra cultural, um intercâmbio e troca de experiência entre as diversas regiões, através de uma programação paralela que oferece cursos, oficinas e seminários direcionados as temáticas abordadas. “O objetivo central é estimular a produção cultural local nas diversas regiões paraenses, oportunizando, além da mostra, oficinas direcionadas para as artes preponderantes nos municípios participantes, assim como o aperfeiçoamento, através de seminários oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado e parceiros na iniciativa”, afirmou.
Serviço:
O Circuito Cultural Paraense 2009, acontece de 20 a 26 de julho, em Curuçá. Realização: Governo do Estado do Pará, Secretaria de Estado de Cultura e Prefeitura Municipal de Curuçá.

ENCONTRO REGIONAL CARIMBÓ PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO
Mediador: Isaac Loureiro e Ana Claudia
23 de julho de 2009
Horário: 08h às 12h
Local: Bosque da Igualdade - Barracão

23/07 (quinta-feira)
Barracão do Carimbó: Mostra de Cultura Popular da Região do Guamá
19h – Mostra de Grupos de Expressões de Identidades – Barracão
20h – Mostra de Carimbó dos Municípios
Grupo de Carimbó Modelo – CastanhalGrupo de Carimbó Saionara de Maú – Terra AltaGrupo de Carimbó Herdeiros da Tradição – Igarapé - AçúGrupo de Carimbó Raio de Sol - Curuça
Palco



Festival de Cultura Junina

Nos próximos dias 25, 26 e 27 de junho acontecerá o V FESTIVAL DE CULTURA JUNINA DE CASTANHAL. O evento é promovido pela Prefeitura de Castanhal e organizado pela FUNCAST - Fundação Cultural de Castanhal, com o objetivo de incentivar a cultura junina em nossa cidade. 30 quadrilhas juninas de Castanhal vão participar do festival. O Governo Municipal, todos os anos, faz um repasse de verbas para incentivar a participação destas quadrilhas juninas. Este ano, cerca de 20 mil reais foram repassados aos grupos cadastrados pela FUNCAST. O evento, que já é um dos mais esperados no Calendário Cultural do município, reúne milhares de pessoas durante as três noites de festa. Durante a programação, haverá ainda a apresentação do GRUPO FOLCLÓRICO CARIMBÓ MODELO, BANDA ASA BRANCA e dos GRUPOS PARAFOLCLÓRICOS ARIRU TUPÃ e FRUTOS DO PARÁ. E encerrando o festival: DUPLA SERTANEJA FÁBIO E ALESSANDRO. O Festival de Cultura Junina de Castanhal é uma das maiores programações da quadra junina no interior do estado, atraindo visitantes de toda região!