Carimbó Modelo

Em 1993, junto um pequeno grupo de amigos e acompanhado de se filho mais velho, o Sr. José Pinheiro (Zeca Lima), teve a iniciativa de formar um conjunto de carimbó em Castanhal, já que não se tinha registro de nenhuma formação semelhante na cidade. O grupo, composto por seis pessoas, iniciou suas apresentações e com o fortalecimento do conjunto, o grupo passou a ser conhecido como Conjunto de Carimbó Modelo de Castanhal, em homenagem ao município, que tinha o título de Cidade Modelo.

SEJA BEM VINDO!!!

Contatos:Email / Orkut / Tel : conjuntodecarimbomodelo@gmail.com / Conjunto Modelo - (91) 3721-6510

terça-feira, 13 de março de 2012

Documentário "Pau e Corda" conta histórias de quem vive o carimbó

Documentário produzido pela TV Cultura do Pará vai mostrar as histórias de pessoas envolvidas com o mais paraense dos ritmos, em “Pau e Corda: Histórias de Carimbó”, que tem direção de Robson Fonseca. O lançamento para os participantes e apoiadores do projeto será dia 25 de março, às 18h, no Cine-Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, com uma roda de carimbó, aberta ao público. A estreia na TV Cultura será dia 1 de abril, às 18h30, na faixa Cultura.Doc. Os grupos Sancari (Belém), Os Quentes da Madrugada (Santarém Novo), O Uirapuru (Marapanim) e Sabiá (Curuçá) gravaram videoclipes nas suas respectivas cidades, para o documentário.


Serviço:

Exibição de "Pau & Corda: Histórias de Carimbó"

Data: 25.03.2012

Horário: 18h

Entrada franca

fonte: Agência Pará de Notícias
http://www.agenciapara.com.br

Adeus a Mestre Bento


Na manhã deste domingo, 11 de março, faleceu em Marapanim o Mestre Bento da Trindade Alves, criador do Grupo Raízes da Terra, um dos grandes compositores de carimbó do Pará, representante legítimo do tradicional estilo raiz, pau & corda, praiano, defensor apaixonado e dedicado da cultura popular de nossa região. Liderança entusiasta da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro desde sua organização em 2005, na cidade de Santarém Novo, Mestre Bento se foi sem conseguir ver realizado o sonho do reconhecimento do carimbó como patrimônio nacional, bandeira pela qual ele lutou tanto em seus últimos anos de vida.