Carimbó Modelo

Em 1993, junto um pequeno grupo de amigos e acompanhado de se filho mais velho, o Sr. José Pinheiro (Zeca Lima), teve a iniciativa de formar um conjunto de carimbó em Castanhal, já que não se tinha registro de nenhuma formação semelhante na cidade. O grupo, composto por seis pessoas, iniciou suas apresentações e com o fortalecimento do conjunto, o grupo passou a ser conhecido como Conjunto de Carimbó Modelo de Castanhal, em homenagem ao município, que tinha o título de Cidade Modelo.

SEJA BEM VINDO!!!

Contatos:Email / Orkut / Tel : conjuntodecarimbomodelo@gmail.com / Conjunto Modelo - (91) 3721-6510

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Festival de Carimbó terá Troféu Mestre Lucindo

Já estão abertas as inscrições para o Troféu Mestre Lucindo de Música, que em 2009 tem como tema “O carimbó dos grandes mestres”. A premiação faz parte do 5° Festival de Carimbó de Marapanim, que acontecerá em novembro.

Selecionado em 2008 pelo Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados e realizado pela Associação Marapaniense de Agentes Multiplicadores de Turismo (Amatur), o concurso tem como objetivo revelar novos compositores e intérpretes dos estilos carimbó raiz e carimbó livre. As inscrições seguem até 16 de outubro.

“O carimbó é um ritmo marcante e vivo”, diz Ranilson Trindade, coordenador do Festival de Carimbó de Marapanim e presidente da Amatur. Ele explica que o carimbó raiz utiliza instrumentos tradicionais, como curimbó, banjo, ganzá e flauta, enquanto o carimbó livre (ou estilizado) combina o uso dos instrumentos tradicionais e eletrônicos.

De acordo com o regulamento, cada artista só pode inscrever uma música inédita. A seleção e premiação serão feitas por uma banca julgadora composta por pessoas do meio artístico. Serão selecionadas cinco músicas em cada categoria. O primeiro colocado ganhará R$ 2.000 e o segundo lugar, R$ 1.000. Mais informações: (91) 3241-0671. (Diário do Pará)